Respeito Sim! Tolerância Não!

Neste lugar estão aqueles que não aceitam a tolerância em quaisquer tipos de escolhas, de opções, de sexualidade, de religiosidade, de naturezas.

Este é o movimento dos “basta!”, “chega!” e “não!”.

Basta de falsa paz, de falsa aceitação. Basta de hipocrisia e de medo.

Chega de falsidade, de olhares tortos. Chega de querer que todos tenham as mesmas escolhas e os mesmos caminhos.

Não à convivência forçada, não ao moralismo pobre. Não ao individualismo e ao preconceito.

Aqui estão os que rejeitam a tolerância, pois ela é o limite da coexistência. É o fósforo próximo à pólvora. O punho cerrado frente às diferenças.

Por isso, não queremos ser tolerados.

Exigimos RESPEITO.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Respeito a Diversidade

É muito difícil começar a falar sobre diversidade, porque parece um tema tão óbvio se levarmos em conta toda a mistura de etnias, gêneros e credos que dá forma a sociedade em que vivemos. Sociedade esta que é resultado de muitos anos de comunhão entre sujeitos das mais distintas procedências. Somos fruto da própria diversidade que reina sobre os humanos desde a criação do Homem.
Mas o que essa diversidade tem a ver com você?
Tudo. Pois, você também é a fusão de muitas culturas. Traz em si a pluralidade de crenças, de desejos e de escolhas. Cada um de nós é um sujeito multicultural. E liberdade é fundamental para que continue existindo essa riqueza de diversidade que figura com frequência em estudos científicos, em grupos de discussões e evidencia um conhecimento complexo e simples, ao mesmo tempo, de maneira sadia e respeitosa. E esta compreensão merece ser expressa também nos fóruns religiosos que nosso país abriga. Ou em outras palavras: A diversidade deve ser respeitada, acima de tudo.
O gênero humano se faz belo por sua capacidade de adaptação e de comungar diferentes espaços. Mas, para que nossa história continue, é preciso que cada um se reconheça como sujeito multicultural, com um papel na diversidade e pela diversidade. E, em síntese, respeito é tudo que queremos.
O respeito pela liberdade religiosa é um direito, sagrado e universal, mas, se não nos articularmos agora na busca do respeito à nossa religião, amanhã pode ser tarde demais. Podemos perder o direito a professar nossa fé, se nada for feito. E acabar como em tantos lugares onde trocaram o debate pacífico e organizado pelo embate armado nas ruas. Não queremos e não aceitaremos que chegue a este ponto. Por esta razão, defendemos a legitimidade de nossa representação.
Chega de tolerância, exigimos respeito. Respeito à nossa fé, a nossa religião. Enfim, respeito à diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário