Respeito Sim! Tolerância Não!

Neste lugar estão aqueles que não aceitam a tolerância em quaisquer tipos de escolhas, de opções, de sexualidade, de religiosidade, de naturezas.

Este é o movimento dos “basta!”, “chega!” e “não!”.

Basta de falsa paz, de falsa aceitação. Basta de hipocrisia e de medo.

Chega de falsidade, de olhares tortos. Chega de querer que todos tenham as mesmas escolhas e os mesmos caminhos.

Não à convivência forçada, não ao moralismo pobre. Não ao individualismo e ao preconceito.

Aqui estão os que rejeitam a tolerância, pois ela é o limite da coexistência. É o fósforo próximo à pólvora. O punho cerrado frente às diferenças.

Por isso, não queremos ser tolerados.

Exigimos RESPEITO.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

LIBERDADE ALHEIA - Por Chico Xavier

            Sempre que exercemos influência sobre alguém que renteia conosco nos caminhos da madureza, seja na condição de pais ou mentores, familiares ou amigos, é muito fácil ultrapassar os limites da conveniência travando naqueles que mais amamos os movimentos com que se dirigem para a liberdade. Pratiquemos, sim, a beneficência da educação procurando orientar, instruir e corrigir amando sempre, mas sem violentar e sem impor.
            Costumamos providenciar tudo a benefício dos entes queridos quanto ao aprovisionamento de recursos naturais, esquecendo-nos, porém, bastas vezes, de doar-lhes a oportunidade de serem como devem ser. Nesse sentido, vasculhemos o próprio espírito e verificaremos quanto estimamos a faculdade de sermos nós próprios, de abraçar as crenças que se nos mostrem mais consentâneas com a capacidade de discernir, de sermos respeitados nas decisões que assumimos, de buscar o tipo de felicidade que mais se nos coadune com a paz do espírito, de escolher os amigos que nos pareçam mais dignos de atenção ou de afeto. Ainda quando nos enganemos, sabemos aproveitar a lição para subir na escala de nossa adaptação à realidade, debitando-nos os erros e fracassos, com que sejamos defrontados sem razão para nos queixarmos dos outros.
            Meçamos a necessidade de emancipação no próximo pelo nosso próprio anseio de independência e sempre que nos caia sob os olhos qualquer estudo em torno da indulgência recordemos a dádiva preciosa que todos os nossos companheiros de experiência esperam de nós em aflitivo silêncio; a permissão de cogitarem do seu próprio aperfeiçoamento na escolha permanente da vida tão autênticos e tão livres como Deus os fez.

(De “Mãos Unidas”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

Um comentário:

  1. A INTOLERANCIA DEVE COMEÇAR PELA NOSSA PROPRIA RELIGIÃO..TEMOS MUITA COISA ERADA NOS CULTOS AFROS E UMBANDA..PESSOAS TOTLMENTE DESPREPARADAS ABREM CASAS DE RELIGIÃO E COMETEM OS MAIS VARIADOS ABSURDOS E NINGUEM FAZ NADA..MUITA GENTE ABANDNOU A RELIGIÃO POR CAUSA DAS COISAS ERADAS QUE VIRAM E SEGUIRAM POR OUTROS CAMINHSO..É PRECISO HAVER UNIÃO ENTRE OS AFRICANISTAS E UMBANDISTAS. E NÃ OTOLERAR VIGARICES,MISTIFICAÇÕES,AVBSURDOS INACEITAVEIS OU AQUELES QUE USAM A RELIGIÃO E AS ENTIDADES PRA ENGANAR E TIRAR PROVEITO DA FÉ DAS PESSOAS....AXÉ A TODOS

    ResponderExcluir