Respeito Sim! Tolerância Não!

Neste lugar estão aqueles que não aceitam a tolerância em quaisquer tipos de escolhas, de opções, de sexualidade, de religiosidade, de naturezas.

Este é o movimento dos “basta!”, “chega!” e “não!”.

Basta de falsa paz, de falsa aceitação. Basta de hipocrisia e de medo.

Chega de falsidade, de olhares tortos. Chega de querer que todos tenham as mesmas escolhas e os mesmos caminhos.

Não à convivência forçada, não ao moralismo pobre. Não ao individualismo e ao preconceito.

Aqui estão os que rejeitam a tolerância, pois ela é o limite da coexistência. É o fósforo próximo à pólvora. O punho cerrado frente às diferenças.

Por isso, não queremos ser tolerados.

Exigimos RESPEITO.

sábado, 3 de abril de 2010

Páscoa?! Sim, Páscoa: mais um ritual de interpretações diversas

Católicos, evangélicos, judeus, espíritas, muçulmanos, budistas, umbandistas e batuqueiros experimentam a data de formas diferentes
- Mas o que vale mesmo é a livre manifestação com sentimento, dignidade e respeito -
      
        O valor desta data para as pessoas é variado. E para alguns povos e comunidades religiosas também. Desde a simples comemoração, regada a peixe e outros frutos do mar, além de muita troca de chocolates. Tal perspectiva está abrigada nos ensinamentos católicos. Cuja explicação dá conta de que: “A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas”. Este é um olhar.
        Para muitos, no entanto, é mais um hábito festivo, onde o coelhinho e ovos de chocolate simbolizam as graças da comemoração, isto é, mais uma troca de presentes ao ano. As crianças adoçam seus imaginários e fazem dos pais, avós, tios, tias, madrinhas e padrinhos, adultos provedores de tal rito, animados por marcas de pés de farinha de trigo nos corredores e/ou quintais de suas casas. Na perspectiva católica, reprodução e fertilidade sinalizam a escolha do coelho e dos ovos – brilhos generosos deste contexto. Acreditamos, ainda, que existam inúmeras pessoas que nem saibam bem ao certo, qual a razão do ovo, do chocolate e, finalmente, do significado da ressurreição.
        Mas para outros, o significado se coloca de forma diferente. Pois alguns costumes  vinculados ao período pascal tiveram origem nos festivais pagãos da primavera. Para muitos a data privilegia a celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, comemorada por oito dias, celebra o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade, durante o reinado do faraó Ramsés II. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
        Reforma íntima, renovação da fé, transformação da morte em vida, agradecimento de existência ou apenas a doação de ovos e coelhos de chocolate traduzem o comportamento humano – ou ainda - as possibilidades de crenças em um ser ou seres “superiores”.
        Nesta reflexão estamos dividindo também com os irmãos de raiz afro, um outro olhar, onde a diversidade governa, se coloca e, de alguma maneira, se impõe. A cultura é aberta e viva. Por este motivo, neste período, terreiros se fecham. Outros igualmente cultuam a força, por meio dos Orixás, no preparo para o enfrentamento da batalha. É a nossa comemoração: retiro, recolhimento e união, para que mais fortalecidos, possamos orientados pelos nossos pais e mães-de-santos, cultuar  aqueles que nos dão, conforme a nossa crença, segurança e amparo nas nossas lutas, em geral, mundanas.
        E já que a cultura é vivida por todos nós, independente de credo, religião, cor e gênero, em nome do Pai Oxalá e de todos aqueles que defendem a liberdade de expressão e religiosa, pontuados na diversidade humana, desejamos que cada um viva a sua Páscoa. Mas, especialmente,  que as mentes  e corações dos Homens se emancipem, hoje e sempre para o bem. Que ressurja a PAZ dia após dia. Respeito SIM. Tolerância NÃO.

7 comentários:

  1. Só fiquei na duvida, onde e em qual ritual a pascoa entra na cultura afro?

    existe alguma referencia da páscoa em algum ritual afro?

    existe alguma ligaçao cultural ou espiritual entre a páscoa e a cultura afro?

    ResponderExcluir
  2. Estamos falando de DIVERSIDADE RELIGIOSA e não de CULTURA AFRO unicamente...

    ResponderExcluir
  3. A Páscoa é mais uma festividade de nossa sociedade. É uma manifestação cultural e religiosa. Com a cultura afro não há qualquer relação, a não ser que como brasileiros também reproduzimos e prestigiamos alguns eventos que fazem e fizeram parte de nossa criação. Mas, nosso posicionamento defende a diversidade, inclusive religiosa. E quantos de nós não compra ovos de chocolates para dar para os nossos filhos, afilhados e sobrinhos? Ou seja, mesmo cultuando a religião afro não deixamos de desempenhar papeis que correspondem a uma tradição católica.
    Por essa e outras razões respeitamos e queremos ser respeitados neste país plural, que reúne várias crenças, experiências e conhecimento.
    Portanto, é uma relação cultural e social.

    ResponderExcluir
  4. O que nao foi legal, foi ver templos religiosos sofrerem vandalismo, como a igreja do Rosario, em POrto Alegre, no dia classificado pelos cristãos, como sexta-feria santa.
    é mais um desrespeito a pluralidade das religioes.
    E para informação historica, a Igreja do Rosario Em POrto Alegre, foi por muito tempo considerada a igreja dos negros, pois em sua historia, era uma das unicas igrejas em que os negros podiam assistir os preceitos religiosos cristãos.Alem disso , consta a lenda que alguns africanos ali em vez de rezar a biblia , cantavam para seus orixas, apos as missas,sem o conhecimento dos padres é claro.

    ResponderExcluir
  5. FUI DESENVOLVIDO EM UM TERREIRO DE UMBANDA LINHA BRANCA,HOJE LITERALMENTE EXTINTA INFELIZMENTE.GOSTARA DE MANIFESTAR MEU REPUDIO EM RELAÇÃO A GIRAS E FESTAS DE EXUS,ONDE TENHO VISTO MUITA PALHAÇADA,MISTIFICAÇÕES,PESSOAS ALCOOLIZADAS E MUITA GENTE FANTASIADA DE EXU,MAS NA MAIOR PARTE NENHUMA VERDADE,AS FESTAS E GIRAS DE EXUS SE TRANSFORMARAM INFELIZMENTE EM BAILES A FANTASIA,MUITO GLAMOUR,MUITO LUXO E NENHUMA OU QUASE NENHUMA VERDADE..MUITA GENTE FANTASIADA DE EXU E SÓ....SÓ FANTASIA..ONDE ESTÃO OS EXUS VERDADEIROS? CLARO QUE NÃO QUERO GENERALIZAR MAS JÁ VI PALHAÇADA DEMAIS NESSAS GIRAS E FESTAS DE EXUS...ESCULHAMBARAM COM A RELIGIÃO...PPOBRE DA NOSSA UMBANDA,QUIMBANDA,NAÇÃO E OS CULTOS AFROS.MAS AINDA HÁ TEMPO DE MUDAR ESSA SITUAÇÃO..TEM QUE TER MAIS FISCALIZAÇÃO POR PARTE DOS ORGÃOS REDSPONSAVEIS..COM A PALAVRA A AFROBRAS,AFRORITO....AXÉ A TODOS

    ResponderExcluir
  6. Para mim, a Páscoa representa a renovação da vida. Uma forma cultural, religiosa, e mitológica de falar sobre grandes verdades. De dizer que a vida sempre se renova, que de todo caos sempre vem uma nova ordem, que a vida é contínua, que nossas forças são sempre renovadas, que tudo é transitório e relativo... essas coisas. E o ovo é um símbolo do útero, da gestação da nova vida, desse recomeço, de uma nova fase da vida, um novo ciclo que começa... E nós estamos sempre sedentos por tudo isso, pelos ovos, o chocolate, os prazeres todos, as transformações e renovações. Por tudo isso a Páscoa é rica de verdades, esperança e alegria.
    Quanto a campanha referente ao respeito às pluralidades, estou plenamente de acordo. Respeito sim. Tolerância não. Abaixo todo tipo de preconceito (homofobia, heterofobia, machismo, feminismo, racismo, religioso, cultural, doentes físicos e mentais...). A questão é que na prática essa liberdade toda de expressão e pensamento esbarra com as nossas próprias limitações de expansão de consciências e de tolerância, pois temos nosso próprio código de moral, educação, cultura e identificações internalizados, tornando difícil as vezes ser crítico, com opinião própria e personalidade definida, sem ir de encontro as ideologia que divergem das nossas. Não tem como viver em cima do muro. Sempre estaremos adotando uma postura e pensamento, e com isso, se colocando no pólo oposto a outros. Não tem como agradar a todos. É fato. Bom, o q faço é, tentar viver a minha realidade dentro do que penso, tomar as minhas decisões respeitando os meus limites, sem passar por cima de ninguém, nem me preocupar muito com o q vão pensar ou dizer, pra não pirar de vez. Deixe q digam, q pensem, q falem.... a velha história. De certa forma, todo mundo ta nessa tbm. É a marca dos tempos atuais, contemporâneos. Todo mundo ta vivendo tudo isso junto, se posicionando de um lado ou de outro, ou aparentemente ficando em cima do muro. Estamos sempre sendo influenciados pelo Espírito de nosso tempo e pelos que deixaram suas marcas em outros tempos históricos.
    Gostei desse espaço.
    E tenho um especial carinho pelo Pai Rodrigo e pelo Pai Xapanã, pelo o que já fizeram por mim e a minha família. Obrigado. Bjo grande
    Fabiane de Oxum Pandá

    ResponderExcluir
  7. Na minha versão a Páscoa significa uma ritualística essencial das igrejas cristãs.Um ritual muito secreto e poderoso onde existe o sangue de Cristo, que é o Cordeiro escolhido por Deus, para a purificação espiritual dos seus seguidores...é quase o sinônimo de uma obrigação das religiões de matriz africanas.Nas igrejas cristãs tem o simbolismo da renovação da vida ou seja a mesma renovação energética dos africanistas numa obrigação para o seu Orixá.De qualquer modo Páscoa é uma Festa Cristã com toda a sua simbologia de vida,tais como coelhos(símbolo da fertilidade)ovos(simbolo de uma nova vida)etc..

    ResponderExcluir